sexta-feira, 2 de março de 2012

Bastidores do Triathlon Pt.2

Estamos de volta com o garboso Bastidores do Triathlon , hoje sendo uma sexta-feira de muito sol queria tocar em um assunto muito importante que é a corrida!
Sempre que saio para treinar especialmente no verão me deparo com um grande problema que é o calor excessivo.


(Qualquer corridinha de 30 minutos já te deixa exausto!)

Sair para treinar em uma temperatura superior a 28ºC requer alguns cuidados importantes um deles é a hiponatremia (quando se bebe muito mais água que o suor perdido perdemos também o sódio), quando sair para correr no calor tome cuidado com o excesso de água o ideal é tomar 200 ml cerca de 1 hora antes dos exercícios, de 80 a 120 ml a cada 15 minutos de exercício e até 1 litro depois dos exercícios, em pequenos goles. 
Mas o importante é repor a quantidade que se perdeu. Ou o resultado da diferença do seu peso antes e depois do exercício e converter os gramas de peso em mililitros de água. Por exemplo: se você perdeu 500 g em uma corrida de 50 minutos, terá de beber 550 ml de água. Assim, vale dizer também que quando você estiver treinando e sentir sede ou a boca seca, é sinal de que o seu corpo necessita de água e já está recorrendo às glândulas salivares.

Veja abaixo algumas dicas importantes:


  • Use roupas de cores claras e adequadas à atividade, tempo e local.

  • Use boné, óculos e protetor solar.

  • Prefira horários em que o sol está mais fraco.

  • Se correr com muito calor, diminua a intensidade em pelo menos 20% do habitual.

  • Se a umidade relativa do ar superar os 60%, as temperaturas consideradas perigosas começam nos 29ºC, já que os dias de muito calor combinados com a alta umidade são os menos indicados para exercícios muito intensos.

  • As cãibras musculares podem indicar um aviso de perigo de choque térmico.

  • Correr no sol requer alguns cuidados especiais mas o que realmente conta é a sua força de vontade para encarar dia após dia de treino , seja com sol , chuva ou neve o importante é continuar sempre em frente e nunca desistir de seus objetivos!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário